Perguntas Frequentes

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes.

 

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?

   Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição do tecido ósseo ao redor do dente. Isso ocorre pelo acúmulo de tártaro na superfície dentária. Essas bactérias acabam gerando uma grave inflamação nos tecidos periodontais, levando à formação das bolsas periodontais.

     A evolução desse processo pode levar à mobilidade dentária e até a perda dos dentes.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GENGIVITE E PERIODONTITE?

 

A gengivite é uma doença infecto inflamatória que acomete a gengiva superficial, caracterizada por vermelhidão, edema e sangramento gengival. Sem envolver perda óssea. Essa doença é reversível e não deixa seqüelas.

A periodontite também é uma doença infecto inflamatória. Considerada a evolução da gengite, a periodontite consiste num problema muito mais grave, pois essa infecção acomete os tecidos de suporte dos dentes (osso, ligamento periodontal e cemento), levando a perda óssea e conseqüentemente a mobilidade e muitas vezes à perda dentaria.

A doença periodontal tem cura, desde que diagnosticada e tratada a tempo. Após tratada, pode deixar sequelas como: espaços entre os dentes e  retrações gengivais dando  aspecto de dentes alongados. 

 

Acesse o site da Novodente. Acesse o portal AMS.